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Franquias imobiliárias: o guia que você precisa sobre franchising

Se você já está fazendo seus planos de negócios para 2023, abrir uma franquia dentro do mercado imobiliário precisa estar entre suas opções! Afinal, esse é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, principalmente após a pandemia. 

Isso se deve ao isolamento social do período, onde  o vínculo das pessoas com a própria casa e a busca por espaços que se adequassem melhor às suas necessidades aumentou. Gerando um fluxo maior de compra e procura por imóveis.

Portanto, se você pensa em ser um franqueado do mercado imobiliário para o próximo ano, apostar na HomeHub é  uma excelente escolha. Nosso foco principal é atuar com inteligência no mercado, através de tecnologias e com o auxílio de quase 50 anos de experiência da Judice & Araujo

E mesmo que você não tenha nenhuma experiência no mercado imobiliário, tenha certeza que ainda assim, fazemos com que você alcance o sucesso, como é o caso de Lilian Passos e Renata Garboni, da HomeHub Cidade Imperial

Lilian e Renata vão para seu terceiro ano consecutivo no mercado imobiliário

Ambas são sócias em uma empresa no setor de eventos e apostaram no mercado imobiliário durante a pandemia, atingindo 8 milhões em vendas, em apenas 1 ano. Ao longo do texto contaremos mais sobre os aprendizados e o sucesso de Lilian e Renata.

Oferecemos suporte aos franqueados através de processos de capacitação contínuos pela HomeHub Academy, assessoria jurídica e operação em rede com um estoque de mais de 5 mil imóveis de alto padrão. Ressaltando o acesso a plataformas exclusivas, consultoria de negócios, vendas e marketing digital.

Vale lembrar que aqueles que não possuem nenhum tipo de contato, precisam de um processo de pré-operação mais longo, antes de atuar de fato nas negociações, algo em torno de 3 meses. Já aqueles com mais experiência de mercado demoram de 2 a 4 semanas para começar a operar.

Antes de entrarmos com detalhes em cada processo, motivação ou investimento, veja o glossário abaixo com cada termo que utilizaremos neste artigo, caso você não tenha ciência.

Índice

Glossário de franqueados

  • Franqueado: Pessoa autorizada a explorar a marca
  • Franqueador: Empresa que detém a marca
  • Investimento: Valor inicial a ser pago para o franqueador
  • Taxa de Franquia: Valor pago no início da contratação da franquia imobiliária para direito de uso da marca.
  • Royalties: Valor pago pelo franqueado mensalmente. Pode ser fixo ou um percentual sobre o faturamento da franquia imobiliária.
  • Faturamento médio: Valor aproximado que a franquia deve render ao franqueado
  • Prazo de Retorno: Tempo estimado que o franqueado deve “receber” seu investimento de volta
  • VGV: Valor Geral de Venda. Ou seja, valor potencial de venda de todos os imóveis disponíveis na rede da franquia. Quanto maior o VGV maior o faturamento do franqueado.
  • Know How: Conhecimento de como atuar profissionalmente

1- Inscrição

Antes de se tornar um franqueado é importante entender os custos para obter uma franquia na HomeHub. Sendo eles:

Investimento: à partir de 29 mil reais
Taxa de Franquia: à partir de 19 mil reais
Royalties: 0,5%de cada venda
Faturamento anual: potencial de até 400 mil reais no modelo Home Broker
  potencial de até 1 milhão de reais no modelo Office
Prazo de Retorno: até 12 meses no modelo Home Broker
  até 18 meses no modelo Office
Imóveis disponíveis: Mais de 5 mil imóveis de alto padrão

O primeiro passo para se tornar um franqueado é escolher o seu modelo de franquia, sendo modelo Office ou Home Broker.

Office:
Você terá um estabelecimento físico para a sua franquia operar, fazendo com que você atue como um gestor de imobiliária da HomeHub. Com equipes enxutas, você possui um potencial de retorno de até 18 meses.

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Franquia de Copacabana no modelo Office

Home Broker: Você fará o gerenciamento de sua franquia em Home Office, podendo faturar até R$ 400 mil por ano. Expectativa de retorno em até 12 meses.

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Estação de trabalho oferecida para as franquias que optam pelo modelo Home Broker

A escolha do modelo também influencia no tempo para começar a operar como franquia, sendo o HomeBroker um modelo mais rápido por ser Home Office, e o Office é um pouco mais demorado por envolver questões de espaço, obra e formatação de equipe.

Lembrando que enquanto as obras não estiverem prontas, você pode fazer todos os processos de pré-operação e capacitação.

Após escolher seu modelo e efetuar o pagamento,  o processo de contato com a franqueadora se inicia a partir de algumas reuniões e o processo de capacitação.

Capacitação contínua

O processo de capacitação é um dos fatores mais importantes para o franqueado, principalmente para aqueles que não possuem nenhum conhecimento de mercado imobiliário. Pois é aqui que os empreendedores aprendem como o setor funciona e como lidar com ele.

Uma empresa como a HomeHub se torna destaque nesse sentido, pois além de oferecer todo o conhecimento de inteligência e tecnologia para os franqueados, conta com o conhecimento e experiência de quase 50 anos da Judice & Araujo, com líderes de alta bagagem no mercado.

Um grande exemplo de sucesso para franqueados sem experiência no mercado imobiliário são Lilian e Renata da unidade  HomeHub Cidade Imperial, como citado anteriormente. Ambas atuam como sócias há 16 anos em uma empresa no setor de eventos, mas durante a pandemia a empresa não conseguiu agir.

Portanto, mesmo com nenhuma experiência de mercado, decidiram entrar no setor imobiliário comprando nossa franquia de Petrópolis, atuando no modelo Home Broker indicado para quem planeja operar o negócio em home office.
Lilian relata o motivo de ter tomado essa decisão junto com Renata:

“O mercado é muito aquecido! Durante aquele momento a serra estava em alta durante toda a pandemia, mas ainda sim trabalhamos e aprendemos bastante, depois colhemos os frutos”, diz a franqueada de 50 anos de idade.

O sucesso da unidade foi imediato, em seu primeiro ano a Cidade Imperial atingiu 8 milhões de vendas, ultrapassando a meta estipulada para a franquia. Lilian acredita que os conhecimentos adquiridos pela HomeHub em parceria com a experiência da Judice & Araujo “foi essencial para entrar neste mercado tão rápido”.

“Encurtar o caminho do aprendizado e nos mostrar por completo como funciona o trabalho de uma imobiliária, como processos, passo a passo para fechamento de negociações e capacitação de atendimento”, relata Lilian sobre quais foram os principais métodos de aprendizado feitos pela HomeHub.

Nós acreditamos que o principal fator para o sucesso de uma franquia são os aprendizados e ensinamentos compartilhados internamente. Além de oferecer para nossos franqueados todas as nossas ferramentas de tecnologia, também oferecemos outras vantagens como:

  • Acesso a um estoque compartilhado 
  • Ferramentas de gestão e marketing digital
  • Suporte jurídico para fechamento de negócios
  • CRM integrado à plataforma 
  • Laudo digital
  • Pesquisa jurídica prévia
  • AVM 
  • Algoritmo de percentual de relevância

Portanto, para a HomeHub, a capacitação é o trecho mais importante dentro de todo o processo de nossas franquias. Podendo ser feita tanto no processo de pré-operação ou até mesmo de operação, tendo suporte da Consultoria de Negócios (CN) e HomeHub Academy.

Após o processo de capacitação, será enviado todos os seus documentos para o setor de expansão da HomeHub informando sobre a nova franquia. Logo depois se começa o processo de pré-operação do seu negócio.

2- Pré-Operação

O processo de pré-operação é o mais burocrático entre todos os outros, mas o mais importante a longo prazo, fazendo com que você evite dores de cabeça futuras e receba mentoria de todos os setores da HomeHub.

Com o comprovante de pagamento da taxa de franquia em mãos, será agendado a primeira reunião de kick-off para entender a região que você irá atuar e quais documentos você irá precisar ter antes de operar.

Este trecho será dividido em três partes dependendo do que você já tiver dentro do mercado imobiliário, a primeira coisa é o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) e caso você não tenha, será encaminhado para realizar sua matrícula em uma de nossas instituições parceiras.

Após a conclusão do curso, você dará entrada para conseguir o CRECI Pessoa Física, sendo um requisito determinado por lei para atuar no mercado imobiliário, para que você atue legalmente como um corretor de imóveis.

Após adquirir o CRECI Pessoa Física, será preciso contratar alguma empresa de contabilidade que dará o auxílio para abertura da empresa e fazer serviços de contabilidade da franquia. Nós recomendamos a Conta Clube, nossa parceira.

Depois daremos início a duas reuniões de mentoria, a primeira com a Consultoria de Negócios (CN) e depois com a equipe de marketing, ambas estarão em contato com a franquia o tempo inteiro durante sua operação.

O próximo passo para abrir sua franquia é adquirir seu CNPJ, e logo depois tirar seu CRECI Pessoa Jurídica, outro documento determinado por lei no mercado imobiliário, para que você possa atuar como uma imobiliária. Lembrando que já tendo todos esses documentos, faz com que o processo seja muito mais rápido.

Durante todo esse processo de documentação, você também estará escolhendo o nome de sua franquia, seu domínio de e-mail e o provedor de e-mail, recomendamos o Kinghost, Zoho ou o Gmail. Após isso, será feito o registro de seu domínio.

Tendo seu domínio feito, você receberá um manual de criação de e-mails e terá seu perfil seguido no Instagram pela Somos HomeHub, uma página de comunicação entre franqueadora e franqueado, além de ser incluído em nosso grupo de WhatsApp de franquias.

Por fim, você receberá acesso às nossas duas plataformas exclusivas, sendo:

IntraHub – A IntraHub é a IntraNet utilizada por nós. Local onde os franqueados acessam documentos, manuais e ao SAF (Serviço de Atendimento ao Franqueado). O SAF é o canal de comunicação entre o franqueado e a franqueadora para a abertura de chamados e solicitação de suporte, seja no setor tecnológico, de gestão, marketing ou jurídico.

HomeHub Academy – Nossa plataforma de treinamento e cursos exclusivos para aprender a utilizar nossas plataformas, ter o perfil de um empreendedor e o MindSet para o mercado imobiliário.

Também faremos o encaminhamento para contratação do Vista, o CRM (Customer Relationship Management) utilizado pela rede da franqueadora. O CRM tem como objetivo dar apoio operacional às franquias, seja no gerenciamento de estoque de imóveis ou na gestão da carteira de clientes

Após realizar os treinamentos da HomeHub Academy e contratar o Vista CRM, será feita uma semana de capacitação para que você comece a operar.

3- Operação

Já possuindo toda documentação e aprendizado, agora é só começar!

Ao longo de toda a operação da franquia, estaremos em contato de forma contínua, seja em reuniões com a equipe de marketing ou com a equipe de Consultoria de Negócios (CN).

A equipe de CN estará disposta a dar suporte às franquias o tempo inteiro, explicando o funcionamento e como o franqueado está em relação ao negócio, quais são suas dificuldades e seus andamentos. As reuniões são feitas de 1 a 2 vezes por semana.

Dentro das reuniões são feitos treinamentos, estratégias e acompanhamentos de indicadores e performance das franquias.

Já a equipe de marketing da HomeHub atua de maneira parecida com as franquias, tendo uma reunião mensal para o acompanhamento de estratégias de marketing para geração de leads e aumento de vendas.

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Reunião de marketing com os franqueados

As franquias ainda podem acionar o marketing antecipadamente para tirar dúvidas ou com algum suporte pontual.

Por fim, também são feitas reuniões mensais de liderança, gestão e estratégia com Rodolfo Judice Araujo, CEO da HomeHub, reuniões de negociação com Fred Judice Araujo, reuniões de gestão comercial com Patricia Judice Esteves e reuniões sobre o setor jurídico com Roberta Costa.

Seja uma franquia imobiliária!

A partir de todo o suporte ao longo da operação de sua franquia, garantimos a você que com a dedicação correta e o conhecimento adquirido a partir de quase 50 anos de experiência de mercado, você irá alcançar o sucesso dentro do mercado imobiliário!

Dentro do nosso blog também temos alguns outros cases de sucesso dentro do mercado imobiliário como do Michael Andrade, hoje diretor da HomeHub Lançamentos e da gestora da franquia da unidade Américas, Tânia Dias.

Clique aqui e vire um franqueado agora mesmo!

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