metro quadrado de um apartamento
Corretor de imóveis Inteligência imobiliária Mercado Imobiliário

Como calcular o metro quadrado de um apartamento: guia de avaliação do imóvel

Saber como calcular o metro quadrado do seu apartamento é algo fundamental para quem está pensando em vender ou comprar um imóvel. Afinal, o valor do metro quadrado se tornou um parâmetro de referência no mercado imobiliário, permitindo que imóveis de diferentes tamanhos e características possam ser comparados entre si.

Neste artigo, vamos falar sobre como calcular o metro quadrado do seu apartamento, além de explicar a importância desse cálculo para a avaliação do imóvel.

Antes de iniciar os cálculos, é importante lembrar que o valor de metro quadrado é a unidade de medida padrão utilizada no mercado imobiliário, mas existem exceções à regra, não sendo uma verdade absoluta e inquestionável. 

Para calcular o valor do metro quadrado é necessário saber a metragem real do seu imóvel, pois muitas vezes a metragem que consta no carnê de IPTU não condiz com a realidade. Para isso, é necessário medir cada cômodo do imóvel e depois somar os resultados, para encontrar o que chamamos de área útil. 

Para realizar essa medição em cômodos regulares, basta multiplicarmos a largura pelo comprimento. Por exemplo, se uma sala tem 5 metros de largura e 10 metros de comprimento, sua área total é de 50 metros quadrados (5 x 10 = 50).

Área Útil x Área Total

Antes de falarmos como funciona o cálculo do metro quadrado de um apartamento, também é preciso entender a diferença entre a área útil de um apartamento e sua área total, pois o mais comum é avaliar um imóvel com base em sua área útil, apesar de haver casos onde a área total é considerada na hora da avaliação.

Em ambos os casos, você só pode considerar para o valor do seu apartamento a área que é sua, pois espaços como elevador, escada do prédio, prisma de ventilação e hall dos elevadores, entre outros, são áreas comuns do prédio, e não devem ser levadas em consideração.

A área útil é a soma das metragens de todos os cômodos do imóvel, enquanto a área total é toda a área que o imóvel ocupa no prédio, excluindo-se apenas as áreas comuns que mencionamos acima (elevador, escada, etc). 

Basicamente, a diferença entre elas é que a área total inclui todas as paredes internas do imóvel, enquanto a área útil e o somatório das áreas “entre paredes”. Geralmente, a área total costuma ser de 6% a 8% maior do que a área útil.

Para se obter a área total, é fundamental ter em mãos a planta baixa do apartamento, em escala, enquanto a área útil pode ser medida, cômodo a cômodo. 

As metragens das vagas de garagem não devem ser usadas no cálculo da metragem do imóvel para efeitos de avaliação. É claro que um imóvel com mais vagas de garagem tende a valer mais do que um imóvel com menos vagas, mas as áreas que as vagas ocupam no prédio não devem ser incorporadas à metragem do apartamento na hora de avaliar e anunciar um imóvel.

Como definir o valor do seu metro quadrado?

Agora que você já sabe como conferir a metragem do seu apartamento, você precisa definir o seu valor de metro quadrado. 

Para isso, você precisa comparar o seu apartamento com outros semelhantes na sua região, com metragens similares, número de quartos, vagas de garagem, localização e o estado de conservação tanto do imóvel quanto do prédio. Escolha entre 6 a 10 apartamentos.

Você pode selecionar os imóveis anunciados em diversos portais imobiliários ou aqui mesmo no site da HomeHub, caso seu imóvel esteja em nossas áreas de atuação.

Com os apartamentos selecionados, siga este pequeno passo-a-passo abaixo e saiba quanto vale o metro quadrado do seu apartamento e o valor de venda aproximado do seu imóvel.

  1. Pegue o preço de anúncio de cada apartamento e sua respectiva metragem
  2. Faça a divisão entre o preço e a metragem de cada um dos anúncios que você escolheu. O resultado em cada anúncio será o valor do metro quadrado de cada apartamento.
  3. Agora faça a média dos valores do metro quadrado de todos os imóveis anunciados.
  4. A partir do resultado, defina o valor do metro quadrado do seu apartamento, analisando cada um dos fatores que você usou como parâmetro de avaliação nos anúncios. Defina se o valor do metro quadrado do seu apartamento está na média, acima ou abaixo dela, comparando-o com os demais.
  5. Com o valor do metro quadrado em mãos, multiplique-o pela área útil do seu imóvel. O resultado será o valor de venda aproximado do seu apartamento.

É importante ressaltar a escolha de apartamentos semelhantes ao seu, localizados na mesma região e com as mesmas características. Caso você escolha um imóvel com um preço completamente fora do padrão ou em uma localização totalmente diferente, os valores irão divergir demais, afetando a média dos valores de metro quadrado da amostra.

Curtiu esse guia para definição aproximada do valor do seu apartamento? 

Mas lembre-se que a avaliação profissional de imóveis é uma etapa essencial para o sucesso do trabalho de venda de um imóvel, pois envolve técnica, conhecimento de mercado, além de diversas variáveis a serem analisadas. 

Assim, para obter uma avaliação mais precisa do seu imóvel, conte com a ajuda de especialistas do mercado imobiliário, assim como a nossa equipe de profissionais especializados em imóveis de alto padrão no Rio de Janeiro. Faça sua consultoria conosco!

Processo de avaliação na HomeHub

Na HomeHub, utilizamos um processo híbrido de avaliação, que une o conhecimento de mercado de especialistas com ferramentas de tecnologia de última geração.

Nosso AVM (automated valuation model) analisa milhares de imóveis em nossas áreas de atuação e sugere para os nossos especialistas um valor de metro quadrado para o imóvel a ser avaliado. 

A partir daí, nossos especialistas calibram a avaliação final do imóvel, com base no conhecimento profundo de mercado e de produtos, fazendo com que cada avaliação seja personalizada e levando em consideração todos os fatores que devem ser considerados.

Para isso, a HomeHub conta com um grande time de corretores especializados nos principais bairros do Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói, Angra e Búzios

Se você deseja vender seu imóvel pela HomeHub clique aqui!

Somos a primeira imobiliária figital do Brasil (físico + digital), oferecemos todas as tecnologias que uma imobiliária pode oferecer a você na hora de escolher seu imóvel de alto padrão.

Compartilhe este conteúdo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *