Inteligência imobiliária

Inteligência imobiliária: dados para transformar o negócio

A modernização dos processos imobiliários tem sido um tema recorrente aqui no blog. Afinal, a inteligência imobiliária com o uso de dados tem se mostrado cada vez mais necessária e eficaz. Por isso, dia a dia, empresas compreendem que o uso de tecnologias pode elevar o seu negócio a novos níveis competitivos.

A importância dos dados não é exclusiva do mercado imobiliário, é uma realidade mundial em todo tipo de negócio. E não basta apenas coletá-los, saber interpretá-los é ainda mais importante. 

Neste artigo, você vai entender como a inteligência imobiliária, através do uso da tecnologia,  tem sido aplicada com sucesso no mercado, como funciona a avaliação automatizada de imóveis (AVM) e como esse modelo faz toda a diferença nos processos da HomeHub.

A tecnologia e o mercado imobiliário

Em tempos onde o consumo online é cada vez mais presente, o investimento das empresas na área digital se torna imprescindível. Estima-se que no cenário pós pandêmico, o mercado de e-commerce cresceu cerca de 41% no Brasil, levando o país para o 4º lugar no ranking de crescimento no setor.

A compra de um imóvel não é tão simples comparado à compra de um item de bem de consumo não durável. Mas o mercado imobiliário segue investindo ativamente em inteligência imobiliária, com o uso de novas tecnologias, dados e novas formas de tornar o processo de compra e o atendimento online mais natural possível.

A utilização de dados está transformando a maneira como as transações imobiliárias são feitas. Com eles, o mercado troca informações com mais rapidez e transparência. Por isso, usar esses dados de forma estratégica e inteligente é um grande diferencial no mercado. 

Para isso, uma ferramenta bastante usada é a avaliação automatizada de imóveis (AVM), que veremos a seguir.

O que é um modelo de avaliação automatizada de imóveis (AVM)?

Para alcançar mais clientes e atender com excelência os mais diversos perfis, o mercado imobiliário tem hoje ferramentas que facilitam os processos e conferem maior segurança às transações.

Uma delas é o modelo de avaliação automatizada de imóveis (AVM), que pode fornecer avaliações imobiliárias usando modelagem matemática combinada com um banco de dados. A maioria dos AVMs calcula o valor de um imóvel analisando valores de imóveis semelhantes.

Além disso, esse tipo de tecnologia é capaz de calcular riscos, analisar oportunidades e tendências, modernizar processos e reduzir o tempo das negociações. 

Entretanto, esses dados brutos e sem interpretação não geram valor algum. Para isso, a Kapputo, uma startup de tecnologia, ajuda empresas a interpretarem e a transformarem essas informações em insights valiosos para os seus negócios. 

Conheça a parceria da HomeHub com a Kapputo na avaliação, precificação e negociação de imóveis

A Kapputo trabalha com a coleta, tratamento e entrega de mais de 55 milhões de dados já tratados. Esse número quando aplicado a estratégias de uma imobiliária de alto padrão, por exemplo, garante avaliações mais acuradas e rapidez nas negociações.

Hoje uma das barreiras para a adesão dos clientes ao digital é a experiência no atendimento e a sensação de insegurança que a falta do presencial pode gerar. Por isso, a HomeHub através da tecnologia consegue quebrar essa objeção apresentando aos clientes um atendimento diferenciado que une o lado humano e a agilidade da tecnologia.

Desde 2019, a HomeHub conta com a tecnologia da Kapputo diretamente no sistema para avaliações e precificação cada vez mais rápidas. As avaliações realizadas pela inteligência artificial da Kapputo têm uma taxa de aprovação de 60% por parte dos corretores com menos de 10% de erro. 

Com isso, a HomeHub oferece muito mais que compra, venda e aluguel de imóveis de alto padrão, mas também funcionalidades realmente úteis. Desde um comparador de imóveis até o percentual de relevância de cada imóvel ao perfil do usuário e, dessa maneira, ajudar o cliente a se sentir mais seguro para realizar seu negócio imobiliário.

Podemos dizer que a HomeHub é um verdadeiro sucesso no modelo de imobiliária figital, tendo vendido apenas em seu primeiro ano, segundo a Forbes, R$290 milhões de imóveis no RJ. Esses números são reflexo do alto nível de investimento tecnológico e inteligência imobiliária para buscar solucionar os principais anseios e inseguranças dos clientes. 

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