apartamento para idoso
Inteligência imobiliária Mercado Imobiliário

Como adaptar um apartamento para um idoso?

Morar sozinho é uma etapa importante na vida de muitos idosos, e para garantir a segurança e o conforto dessas pessoas, é necessário adaptar o apartamento de acordo com as suas necessidades específicas do idoso. 

Com a idade avançando, coisas simples e que antes não víamos como uma ameaça acabam se tornando o motivo de um acidente.Tomar medidas preventivas o quanto antes é essencial para que se possa evitar alguma tragédia.

Com isso em mente, seguem algumas dicas para transformar um apartamento de alto padrão no Rio de Janeiro em um ambiente seguro e aconchegante para o idoso.

Índice

Risco de escadas

Uma das maiores preocupações para idosos é o risco de escadas. Por isso, é importante evitar imóveis com muitos andares ou com acesso a varandas altas. 

Caso não consiga muitas opções, opte por aquela que possua elevadores dentro do apartamento ou escolha um apartamento linear (um apartamento grande com tudo no mesmo andar).

É fundamental garantir que as escadas tenham corrimões robustos e antiderrapantes, além de iluminação adequada para evitar acidentes.

Banheiros adaptados

Outra área crucial para a segurança dos idosos é o banheiro. É importante instalar barras de apoio e chuveiros com pisos antiderrapantes para evitar quedas. 

A escolha do material para dentro do banheiro também é fundamental, evitando porta de correr de vidro, espelhos frágeis e mármores de pouca qualidade.

É importante considerar a instalação de vasos sanitários com altura adequada e torneiras com acionamento fácil.

Cuidado com o piso

O piso é outro aspecto importante a ser considerado na adaptação de um apartamento para idoso. 

É importante evitar pisos escorregadios, como cerâmica e mármore, e optar por revestimentos antiderrapantes, como carpete ou piso vinílico. Garantir que os tapetes sejam fixados corretamente para evitar escorregões é muito importante.

Caso não consiga adaptar o imóvel dessa maneira, também existem calçados e meias que evitam quedas.

Iluminação adequada

A iluminação adequada é fundamental para a segurança dos idosos. É importante instalar lâmpadas com boa luminosidade em áreas como cozinha, banheiro e quarto. 

Garanta que as tomadas e interruptores sejam facilmente acessíveis, caso não consiga, também vale adaptar seu apartamento a novas tecnologias que podem ser um grande facilitador para o idoso.

Podendo controlar não só a iluminação, como outros cômodos e aparelhos eletrônicos do apartamento. Não esqueça de ensinar pacientemente como as tecnologias funcionam.

Para mais detalhes leia nosso artigo sobre Smart Homes: 

Adaptações no mobiliário

Por fim, é importante adaptar o mobiliário do apartamento para atender às necessidades do idoso. É importante confirmar que as camas e sofás sejam confortáveis e com altura adequada, além de evitar móveis com cantos afiados. 

Também é importante considerar a instalação de cabides e gavetas com corrediças suaves para facilitar o acesso aos pertences.

Na hora de adaptar um apartamento para um idoso, absolutamente tudo requer atenção a detalhes e cuidado com a segurança. Muitas vezes tendo até mesmo que mudar o apartamento quase que por completo.

Cuidado com aqueles que amamos nunca é pouco!

HomeHub ajuda você a encontrar o imóvel ideal

Fazer toda essa adaptação muitas vezes acaba se tornando muito cansativa ou sendo até mesmo muito difícil e sem resoluções, fazendo com que adquirir um novo apartamento seja muito mais vantajoso para que se tenha o devido cuidado com o idoso, escolhendo aqueles que são mais seguros para ele.

Confira alguns apartamentos ideais para um idoso na HomeHub:

Leblon

apartamento ideal para um idoso

Apartamento localizado na Rua João Líra, Leblon (Código 10525137). Saiba mais sobre esse imóvel clicando aqui.

Jardim Botânico

apartamento ideal para um idoso

Apartamento localizado na Rua J. Carlos, Jardim Botânico (Código 10524462). Saiba mais sobre esse imóvel clicando aqui.

Não se esqueça que mesmo comprando um imóvel encaminhado para essa adaptação, ainda é preciso fazer muitas alterações e garantir o melhor para eles.

Nosso desafio diário é entregar para você a melhor forma de adquirir o seu maior bem, o seu lar. Para isso, facilitar todo o processo de transação imobiliária e garantir para você que tenha o melhor imóvel possível é a nossa prioridade.

Somos a primeira imobiliária figital do Brasil (físico + digital), oferecemos todas as tecnologias que uma imobiliária pode oferecer a você na hora de escolher seu imóvel de alto padrão.

Compartilhe este conteúdo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *