corretor de imóveis fracasso
Case de sucesso Corretor de imóveis

10 motivos que levam todo corretor de imóveis ao fracasso

Todos pensam em como ser um corretor de imóveis bem sucedido profissionalmente, principalmente por falarmos de um mercado que cada vez mais exige a capacitação de seus colaboradores, como é o mercado imobiliário. Algo muito importante de se entender também é o porquê de tantos corretores chegarem ao fracasso.

Para isso, vamos transcrever a série que o diretor da HomeHub Lançamentos, Michael Andrade, fez em suas redes sociais. Michael conversou com muitos corretores do mercado mercado imobiliário com o propósito de agregar valor e conhecimento para seus seguidores.

E se você ainda está apenas pensando em se tornar um corretor, entender como ser um de alto nível é fundamental!

Entender o motivo do fracasso profissional é importante para o aprendizado e consequentemente evitar com que você vire mais um desses casos, confira agora ao longo deste artigo os principais, segundo nosso corretor com quase 10 anos de experiência, Michael Andrade.

Índice

1. Tem interesse pelo mercado, mas não é comprometido

O comprometimento é a base de tudo, principalmente o comprometimento dedicado a você atingir o seu propósito e objetivo como um corretor de imóveis, seja sendo bem sucedido, bem remunerado ou reconhecido no mercado.

Para esse comprometimento, exige-se que as atividades desgastantes também sejam feitas e cumpridas. Tenha uma estratégia traçada para o futuro que você tanto almeja.

O seu comprometimento precisa ser proporcional ao seu interesse dentro do mercado imobiliário.

2. Falta de estratégia

Lembrando que como todo corretor é um empreendedor, você precisa traçar estratégias de entrada no mercado e de manutenção da sua relevância como um corretor de imóveis.

Para isso, você precisa definir e entender bem o nicho de mercado em que você irá atuar, podendo ser territorial ou econômico.

Entender o seu nicho faz até mesmo com que você saiba como se portar diante dos compradores e vendedores daquele tipo de negócio, mostrando assim seus conhecimentos de mercado e que você também é um especialista.

Os dois principais tipos de conhecimento que você precisa sobre o seu nicho são a liquidez dele e os seus altos e baixos nos valores de mercado.

3. Medo de errar e a vontade de ser perfeito

Entender que você só chega próximo da perfeição depois de ter errado muito é fundamental, pois é dessa forma que nós aprendemos ainda mais e ganhamos experiência como um corretor de imóveis.

Então não se apegue a vontade de ser perfeito, pois pode até ser que a perfeição seja algo inatingível. Você só chegará próximo de algo perfeito depois de errar diversas vezes, é com os erros que você aprende a se tornar melhor.

Não tenha medo de errar e não queira ser perfeito!

“Antes feito do que perfeito, execução é a palavra chave”, Michael Andrade.

4. Não seguir um modelo ideal

Todos nós precisamos ter algum tipo de modelo para seguir, um profissional que nos identificamos e temos interesse de nos tornarmos tão bons quanto eles é um ótimo exemplo.

Segundo a teoria do escritor americano, Jim Rohn, nós somos a média das 5 pessoas que estão mais próximas de nós. Dessa forma, vale a pena ficar perto de quem está em uma camada de conhecimento superior a nossa. 

Quanto mais frequente for o seu contato com essa camada de conhecimento superior, mas rápido você se torna parte dela.

Pegue esse seu modelo de inspiração e tente entender como é seu mecanismo profissional, seus relacionamentos, rituais, rotinas e entre outros. Isso tudo faz parte de um mindset de alta produtividade e de resultados superiores.

5. Falta de prospecção

Diariamente acontecem transações em todos os momentos e em todos os ambientes, tanto no físico quanto no virtual. Portanto, não ter uma boa prospecção no seu negócio fará com que suas vendas atrasem drasticamente.

Firme sua presença física e virtual através de vários canais (multicanalidade), atuando de forma figital (físico + digital).

Como obter bons resultados?

Comece ativando sua prospecção dentro de sua comunidade, com sua família, amigos, sua rede de network e principalmente no seu nicho de mercado constantemente.

Crie relacionamentos com essa sua comunidade, faça parcerias com o comércio de forma física, virtual e também digital, assim você eleva o nível de consciência da sua base de seguidores que sempre lhe acompanharam.

6. Mentalidade de funcionário

A realidade de um corretor de imóveis não é trabalhar de segunda a sexta e de 9h às 18h, os corretores são empreendedores, não possuem um trabalho flexível ou algum tipo de emprego.

Os corretores são donos de um negócio, possuem seu próprio business. Para não atingir o fracasso na corretagem e alcançar resultados superiores, você precisa fazer mais do que os outros, se entregando muito mais.

Você precisa entender que seus clientes irão trabalhar dentro do horário comercial na maioria das vezes, pois estarão realizando suas atividades profissionais. Nesse momento, o tempo que resta para eles fazerem alguma visita aos imóveis, será ou antes das 9h, depois das 18h ou aos finais de semana.

Esteja preparado o tempo inteiro e elimine sua mentalidade de empregado.

7. Falta de conhecimento de marketing, vendas e negociação

Não entender como as utilidades de um bom marketing influencia no seu negócio, pode ser um fator determinante para o fracasso de um corretor de imóveis.

Confira os principais pontos de marketing que todo profissional de corretagem no mercado imobiliário precisa conhecer:

  • Técnica de vendas
  • Marketing pessoal
  • Rapport
  • Processo de vendas
  • Conceitos básicos de uma boa negociação

“Venda é uma mistura de arte, ciência e controle de emoções”, diz Michael sobre o conhecimento de venda, marketing e negociação.

8. Falta de objetivos tangíveis e de indicadores de performance

Infelizmente quando chegamos ao ponto de não saber onde chegar, faz com que qualquer destino sirva para o nosso negócio, um erro gravíssimo que faz com que a carreira profissional do corretor de imóveis seja incerta.

Precisamos ter um objetivo muito claro, tangível, executável, atingível e principalmente um que não seja fácil. A dificuldade aumenta seu grau de performance, colhendo frutos a longo prazo.

Não fazemos gestão de vendas, fazemos gestão de processos bem estruturados e atividades bem executadas, cada etapa requer uma atividade específica.

Atuando de maneira inteligente e com esforço, alcançamos números maiores de vendas no final. Somente estabelecer metas não será o suficiente para alcançar os seus objetivos, precisamos nos atentar a eles e melhorá-los com o tempo, para que nosso nível de performance aumente ainda mais. 

“O que não é medido não é gerenciado”, Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo austríaco.

9. Agenda ineficiente e Rotina fraca

No mercado imobiliário o corretor de imóveis é o seu próprio gestor, diferentemente daquilo que já estamos acostumados profissionalmente. Por conta disso, muitos corretores que se auto gerenciam sofrem pela falta de disciplina no seu dia-a-dia.

Com um planejamento bem feito e bem executado de rotina, faz com que o corretor atinja seus objetivos muito mais facilmente pela frequência e constância de suas operações.

Plan your work and work your plan
(Planeje seu trabalho e trabalhe seu planejamento)

“Disciplina é a chave do sucesso”, Michael Andrade.

10. Falta de gestão financeira

Você já viu alguma empresa bem-sucedida sem um departamento financeiro? Essa linha de pensamento também deve ser adotada por você corretor de imóveis que também é um empreendedor.

Possuir algum responsável financeiro pelo seu negócio é fundamental para que ele possa gerenciar assuntos como:

  • Contas a pagar
  • Recebíveis
  • Posicionar, colocar ou alocar todas as despesas em centros de custos específicos
  • Entender através de um DRE a saúde econômica do seu negócio
  • Entender o lucro e sua margem

*Bônus – 11. Vitimismo

Como bônus de sua lista, Michael finalizou falando da importância de deixar o vitimismo de lado durante suas operações, que essas dicas sirvam como motivação para sua carreira dentro do mercado imobiliário. Com cada um dos itens citados ao longo deste artigo, você se tornará um corretor de imóveis que se destaca dentro do mercado.

Sucesso na HomeHub

A HomeHub é um ecossistema com múltiplas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. A nossa meta é mostrar a trilha para uma carreira de sucesso, como fizemos com Michael, diretor da HomeHub Lançamentos que proporcionou essa lista de motivos para não fracassar como corretor.

Clique aqui e veja a história de Michael!

Desde o início da carreira profissional de um corretor de imóveis na HomeHub, determinamos metas: atuar em uma área que gere crescimento, motivação, boa remuneração e todo tipo de suporte necessário.

Vale ressaltar que a HomeHub é uma imobiliária fundada pela Judice & Araujo, a maior imobiliária da região serrana do Rio de Janeiro, operando há quase 50 anos no mercado. 

Com a Judice & Araujo próxima do corretor, toda operação se torna mais fácil e confiável pela bagagem que a imobiliária carrega com todos os anos de experiência dentro do mercado.

Compartilhe este conteúdo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *