Mercado Imobiliário

Como vender seu imóvel de forma rápida

Você imagina porque um imóvel pode demorar tanto tempo para ser vendido? Durante esse artigo, vamos te mostrar os motivos e soluções para vender seu imóvel de forma rápida e correta.

Muitas variáveis podem afetar o tempo de venda de um imóvel. Por exemplo, o valor, localização, documentação, divulgação, estado do imóvel, entre outros. Mas, o processo de como vender seu imóvel de forma rápida, se feito levando alguns desses fatores em consideração, pode ser muito prático.

Quanto tempo um imóvel demora para ser vendido?

Em 2017, a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) realizou um estudo mostrando que os imóveis demoram aproximadamente 1 ano e 4 meses para serem vendidos no Brasil. Para quem pretende comprar ou vender um imóvel de forma rápida isso pode ser algo desanimador, mas precisamos saber que esse processo pode ser bem otimizado.

Comparando esses dados com os Estados Unidos e outros países, o tempo médio de negociação no Brasil fica entre os mais altos. Enquanto demoramos até 1 ano para concretizar a venda, em outros países não costuma levar meses. Portanto, vamos explicar logo abaixo o motivo dessa longa espera no país e formas de agilizar esse processo.

Por que tanta demora?

Anúncios incorretos ou mentirosos

Um anúncio deve sempre falar diretamente com o comprador que você acredita ter o perfil certo para aquele imóvel. Por isso, ressalte os benefícios, atributos e diferenciais que possam causar identificação com este público escolhido sem fugir da realidade. Imagens distorcidas e mentirosas, descrições diferentes do que o imóvel entrega e valores maquiados definitivamente afastam compradores em potencial do seu imóvel.

A atração pelo anúncio fantasioso pode até existir, mas a concretização das informações também precisam ser compatíveis. Lembre sempre de não maquiar a verdade em seus anúncios. O que seu possível comprador vai ver na descrição deve ser compatível com o que ele verá durante a visita ao imóvel. 

Detalhes técnicos demais nem sempre são interessantes para compradores em potencial. Quanto menos tempo você leva para atrair um comprador que se identifica com seu imóvel e tem potencial para comprá-lo, menos tempo você levará para vendê-lo.

Mau estado de conservação

Em alguns casos, mesmo que o imóvel seja espaçoso, bem localizado e com um preço acessível, ele ainda demora mais do que o esperado para vender. Tanto em fotos quanto em visitas, o estado de conservação é super importante para ajudar em uma boa avaliação. Afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é sempre a que fica.

Realize uma pequena reforma antes de colocar seu imóvel à venda caso ele não esteja tão bem conservado. Pode ter alguns custos, mas com certeza atrai muito mais compradores. É um investimento que vale a pena. 

Preço acima do mercado

Um imóvel é um bem muito querido e estimado pelos seus proprietários e na maioria das vezes, como todo dono apaixonado, o valor é imaginado um pouco mais alto do que o do mercado por eles. 

Quanto menos justo o preço, mais difícil sua venda, por isso, faça uma avaliação qualificada, com profissionais experientes no ramo. Isso faz diferença na hora de precificar seu imóvel e vender com um preço justo para ambas as partes.

Falta de conhecimento qualificado e especializado

Ultimamente, uma tendência não tão legal vem sendo observada como uma forma de redução de custos. O crescimento de proprietários que fazem esse tipo de transações sem a ajuda de imobiliárias e profissionais capacitados no mercado. Se falta experiência de mercado, a venda tende a demorar muito mais tempo que o normal e a negociação vai ser muito mais desgastante que o necessário. 

Ter um profissional qualificado à frente da comercialização do seu imóvel encurta muito o tempo de venda, seja pela maior precisão da avaliação, seja pelo acesso a potenciais compradores ou até mesmo pelo conhecimento jurídico e pela experiência em conduzir negociações deste tipo. 

Na HomeHub, os profissionais contam com diversas ferramentas de tecnologia que ajudam ainda mais em cada etapa do processo de venda. O anúncio do seu imóvel terá fotos e vídeos profissionais, além do tour virtual, que permite que os clientes vejam e revejam cada detalhe do imóvel sem a necessidade de uma grande quantidade de visitas presenciais.

As unidades da HomeHub também contam com especialistas em marketing digital, que criam estratégias para atrair potenciais compradores, que vão muito além de um simples anúncio em um portal imobiliário. Acesse o site para mais informações. 

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1 comentário

  1. Roberto Dias Santos diz:

    Oi, Gostei muito do seu artigo… Seu texto me ajudou muito. Muito sucesso pessoal

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