O figital representa um mundo integrado, no qual o digital e o físico unem forças para levar mais eficiência e inovação ao consumidor. O formato ganhou ainda mais destaque durante o isolamento social, em que a presença digital se foi mais do que uma aliada, mas uma questão de sobrevivência no mercado.
Hoje, ter uma estratégia on-line é peça chave em meio a um mercado competitivo. Por isso, o mercado imobiliário tem buscado experiências digitais completas e ágeis para atender a um público cada vez mais conectado e informado.
Entretanto, é preciso ter em mente que a compra e venda de imóveis é complexa demais para ser feita apenas on-line. A tecnologia facilita, mas o olhar humano e crítico ainda são decisivos. Por isso, é preciso sempre buscar o equilíbrio entre o digital e o físico.
Índice
Figital: buscando o equilíbrio
O figital é um modelo que chega para transformar o processo de compra, venda e aluguel de imóveis. Com o uso da tecnologia, os processos imobiliários ficam mais ágeis, mas, claro, sem abrir mão de um atendimento personalizado e humano.
O corretor deve usar a tecnologia a seu favor, e assim, transformar a experiência do cliente. Portanto, o profissional precisa ir além das informações disponíveis na rede, ele deve conhecer o processo e estar disponível para auxiliar o cliente em suas dúvidas e receios.
Esse é o verdadeiro ponto de equilíbrio do figital, um não existe sem o outro, a tecnologia por si só não é suficiente, o lado humano precisa existir. O digital completa o físico e vice-versa.
Documentação on-line
A documentação digital foi um grande passo. Atualmente, é possível ter certidões on-line, garantia locatícia, assinar contrato e em breve, o registro eletrônico de escrituras também será digital. Sem papelada e sem demora.
Visitas virtuais de imóveis
A era da tour virtual permite ao cliente conhecer o imóvel sem precisar sair de casa. Com isso, os sites tradicionais, que apresentam apenas fotos, começam a dar lugar a apresentações digitais mais dinâmicas, como vídeos e visitas em 360º. As principais empresas do ramo já utilizam esse tipo de tecnologia.
Modelo ideal para quem quer investir no setor imobiliário
As franquias imobiliárias, principalmente as figitais, são um modelo enxuto, com baixos custos e alta rentabilidade. Para saber mais sobre o assunto, confira o simpósio sobre “Franchising Figital”, com Fred e Rodolfo Judice Araujo, co-fundadores da HomeHub e sócios da Judice & Araujo.
Já pensou em fazer parte de uma rede imobiliária em plena expansão, com tecnologia de última geração e alto potencial de retorno financeiro? A HomeHub aposta em franquias conectadas em rede, com modelo figital e une o melhor da tecnologia a um atendimento de excelência. Saiba mais.